segunda-feira, 16 de maio de 2011

"Todos os homens são Filósofos"

Todos os homens são filósofos
Para o filósofo italiano Antonio Gramsci (1891-1937) é necessário destruir o preconceito, muito comum, de que a filosofia é algo muito difícil, que a filosofia é uma atividade intelectual própria de uma determinada classe de cientistas especializados ou de estudiosos profissionais e completamente sistemáticos. É preciso, portanto, demonstrar inicialmente que todos os homens são 'filósofos', mostrando e definindo os limites e as características desta 'filosofia espontânea', que é inerente às pessoas em geral, ou seja, a 'todo o mundo', isto quer dizer, que a filosofia está contida: 1) na própria linguagem humana, que é um conjunto de noções e de conceitos determinados e não, apenas, de palavras gramaticalmente vazias de conteúdo; 2) no senso comum e no bom senso; 3) na religião popular e, consequentemente, em todo o sistema de crenças, superstições, opiniões, modos de ver e de agir que se manifestam naquilo que geralmente nós chamamos e conhecemos por 'folclore'.
Após demonstrar que todos são filósofos, ainda que a seu modo, inconscientemente – já que, até mesmo na mais simples manifestação de uma atividade intelectual qualquer, na 'linguagem', está presente no homem uma determinada concepção do mundo, uma maneira de conceber o 'cosmos', o que desde os gregos é tarefa do filósofo. Daí Gramsci passa a um segundo momento, ao momento da crítica e da consciência, ou seja, ao seguinte problema: é preferível 'pensar' sem ter consciência crítica disto ou daquilo, de uma maneira desagregada e ocasional, isto é, 'participar' de uma concepção do mundo 'imposta' mecanicamente pelo ambiente exterior, ou seja, por um dos muitos grupos sociais nos quais todos estão automaticamente envolvidos desde sua entrada no mundo consciente (e que pode ser a própria aldeia ou a província, pode se originar na paróquia e na 'atividade intelectual' do vigário ou do velho patriarca, cuja 'sabedoria' dita leis, na mulher que herdou a sabedoria das bruxas ou no pequeno intelectual avinagrado pela própria estupidez e pela impotência para a ação), ou é preferível elaborar a própria concepção do mundo de uma maneira consciente e crítica e, portanto, em ligação com este trabalho do próprio cérebro, escolher a própria esfera de atividade, participar ativamente na produção da história do mundo, ser o guia de si mesmo e não mais aceitar do exterior, passiva e servilmente, a marca da própria personalidade?
Pela própria concepção do mundo, pertencemos sempre a um determinado grupo, precisamente o de todos os elementos sociais que compartilham o mesmo modo de pensar e de agir que nós. Somos conformistas de algum conformismo, somos sempre homens-massa ou homens-coletivos. O problema é o seguinte: qual é o tipo histórico de conformismo, de homem-massa do qual fazemos parte? Quando a concepção do mundo não é crítica e coerente, mas ocasional e desagregada, pertencemos simultaneamente a uma multiplicidade de homens-massa, nossa própria personalidade é compósita, de uma maneira bizarra: nela se encontram elementos dos homens das cavernas e princípios da ciência mais moderna e progressista, preconceitos de todas as fases históricas passadas estreitamente localistas e intuições de uma futura filosofia que será própria do gênero humano mundialmente unificado. Criticar a própria concepção do mundo, portanto, significa torná-la unitária e coerente e elevá-la até o ponto atingido pelo pensamento mundial mais evoluído. Significa também, portanto, criticar toda a filosofia até hoje existente, na medida em que ela deixou estratificações consolidadas na filosofia popular. O início da elaboração crítica é a consciência daquilo que é realmente, isto é, um 'conhece-te a ti mesmo' (como disse Sócrates) como produto do processo histórico até hoje desenvolvido, que deixou em você uma infinidade de traços acolhidos sem análise crítica.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Filosofia Design by Insight © 2009