quinta-feira, 7 de maio de 2020

Atividade de FIlosofia 3a série #EquipeAltina


Filosofia 3as séries Prof. Gabriel
Tema proposto: Atitude Filosófica

Objetivo de Aprendizagem:  desenvolver e aprofundar a atitude filosófica na vivência de cada um, percebendo a filosofia no cotidiano e em tudo.
Habilidades e finalidade da Discussão:
·       Identificar a presença da Filosofia no cotidiano
·       Identificar características da Filosofia como reflexão
Para início de conversa: no decorrer do primeiro bimestre retrabalhamos definições de filosofia, ressaltando a importância do uso da razão que surge como ruptura com o mito na Grécia Antiga, embora existam críticas bem fundamentadas quanto a um uso da racionalidade excessiva, que não valoriza a emoção e o sentimento, em detrimento da razão, o pensamento tipo calculador e lógico, são essenciais para termos uma atitude considerada filosófica. Trabalhamos também a figura do filósofo ou pensador e discutimos a noção de estereótipo; percebemos ainda que a maioria de nós, concebe o filósofo como uma pessoa boa, que se preocupa com os outros e se coloca como uma reflexiva sobre as questões importantes para a vida e a sociedade como um todo.
Depois trouxemos como nosso Caderno do Aluno sugere a figura do filósofo Antonio Gramsci, que formula um teoria interessante que sustenta que todos os homens são filósofos, para ele “filosofar é pensar”, e necessariamente todos os homens pensam, pois ao fazer uso da linguagem para se expressar, o homem põe em funcionamento a sua racionalidade, assim como pensa, consequentemente é filósofo.  Nesse mesmo caminho de trazer filósofos estudamos a figura de Sócrates, essencial na filosofia, pois ele muda o centro da reflexão filosófica da investigação científica de matriz lógico-racional para as questões morais e éticas, abandonando a preocupação dos primeiros filósofos com a origem do mundo (cosmos) e o que são as substâncias  para o que é o ser humano? O que é a justiça? O que é o amor? O que é a amizade? Assim, Sócrates se propõe a investigar a natureza humana e a interioridade do homem, surgindo assim os campos da Filosofia, Ética, Política e Antropologia.
Responda no Caderno:
1.Você já percebeu que quando fala com as pessoas você realiza operações mentais, pensa e muitas vezes reflete sobre o que é melhor falar?
2. Escreva com as suas palavras quais são as duas atitudes filosóficas de Sócrates?

Continuando diante de nosso conhecimento sobre a o que é atitude filosófica, podemos ainda aprofundar esse tema com o discípulo mais proeminente de Sócrates, Platão. Para isso leremos um mito de Platão, que nos ajudará a perceber que o quanto a atitude filosófica pode ser profunda, e ao mesmo tempo, o quanto uma atitude anti filosófica pode ser muito forte também.
Leia o texto





Explicação de texto: se buscarmos como guia para interpretação do texto de Platão, os conhecimentos que já temos do seu mestre Sócrates, podemos considerar que o mito de Platão justamente vai abordar a atitude filosófica por excelência, assim o texto nos revela ainda mais o que é a filosofia e qual é o papel (atitude) do filósofo. Platão vai usar metáforas para mostrar o que é atitude filosófica. Os escravos acorrentados são os homens, as correntes são as paixões e a ignorância, as imagens refletidas na caverna são as ilusões que os homens acreditam. E a liberdade do homem é a libertação dessas ilusões que a filosofia proporciona. Quando o homem é posto fora da caverna é uma metáfora do entendimento e da compreensão da realidade da experiência filosófica e o mundo fora da caverna é o mundo das ideias, ou seja, para Platão a essência de todas as coisas, a verdade das coisas. Platão ainda traz o Sol como metáfora e relaciona-o com o bem; assim como o sol ilumina tudo o bem também ilumina o mundo e nesse iluminar revela o que é o mundo, quer dizer, o bem gera conhecimento da realidade, é como se Platão dissesse que devemos olhar as coisas com a finalidade do bem, da verdade, da realidade, note-se que o maior bem aqui é justamente o conhecimento em oposição à ignorância. No mito a situação do regresso do escravo é justamente a tarefa do filósofo: contar as pessoas que existe um mundo real e uma realidade diferente das sombras e da ilusão, porém, sua missão é difícil, pois uma vez os outros homens aprisionados na caverna e considerando as sombras realidade geralmente tem uma atitude que podemos chamar de anti filosófica, a não aceitação da realidade, da escolha da ignorância que se enraíza nos homens que se negam a duvidar do próprio conhecimento, que acreditam que sabem, homens incapazes de perceber que há coisas que não sabem (o oposto da máxima de Sócrates: “Só sei que nada sei”), ao mesmo tempo os escravos da caverna são incapazes porque não experimentam a reflexão incapazes do autoconhecimento.  

Responda no Caderno: com base na leitura do texto e de sua reflexão responda as questõ
3.       Qual é o significado da caverna e das pessoas amarradas pelas pernas e pelo pescoço?
4.       Identifique no texto as outras três etapas do conhecimento que Platão menciona, primeiro é o conhecimento das sombras?
5.       O que representa a metáfora do Sol?
6.       O trecho “E não matariam, se pudessem, a quem tentasse libertá-los e conduzí-los para a luz?” mostra a atitude anti filosófica por excelência. Como podemos recusar essa atitude e sermos filósofos nem sua visão?

Seguindo Adiante: Percebemos com o pensamento de Sócrates e Platão são altamente eficientes para filosofarmos e sairmos das nossas crenças irrefletidas e naturalizadas porque alguém nos disse pra fazer de certa forma e de não outra. Agora estamos prontos para filosofar e questionarmos a nós mesmos, a sociedade e o mundo, e podemos, a exemplo de Platão buscar a essência das coisas e o bem comum, que ordena a existência daqueles que filosofam para Platão.
Responda no Caderno e viva o seu filosofar interior:

7.  Considerando que vivemos em uma caverna, quais seriam as crenças que mais aprisionam a nossa sociedade?
8. Como podemos passar de uma atitude passiva frente crenças que mais nos aprisionam socialmente para uma atitude mais ativa?
9. Qual é o papel das redes sociais para nos manter passivos e qual papel ela pode exercer para uma atitude mais ativa?

Sugestões para pesquisa e aprofundamento

Páginas da web recomendadas:
Dicionário Escolar de Filosofia
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Farofa Filosófica. Neste site você encontrará artigos, imagens, vídeos, poesias, filmes, documentários, etc. Tudo muito organizado com um ambiente convidativo para a navegação.
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1 comentários:

callystajacobsmeyer disse...

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