segunda-feira, 14 de março de 2011

Ensaio acerca do entendimento de John Locke.

Ensaio acerca do entendimento. Livro II, cap. I. John Locke. Tradução Anoar Aiex.
1. Ideia é o objeto do pensamento. Todo homem tem consciência de que pensa, e que quando está pensando sua mente se ocupa de ideias. Por conseguinte, e indubitável que as mentes humanas tem varias ideias, expressas, entre outros, pelos termos brancura, dureza, doçura, pensamento, movimento, homem, elefante, exército, embriaguez. Disso decorre a primeira questão a ser investigada: como elas sao apreendidas? 
Consiste numa doutrina aceita que o ser primordial dos homens tern ideias inatas e caracteres originais estampados em sua mente. Já examinei, em linhas gerais, essa opinião, e suponho que o que foi dito no livro anterior será facilmente admitido quando tiver mostrado como o entendimento obtém todas as suas ideias" e por quais meios e graus elas podem penetrar na mente; com este fim solicitarei a cada urn recorrer a sua própria observação e experiência. 
 2. Todas as ideias dereivam da sensação e reflexão. Suponhamos, pois, que a mente é, como dissemos, um papel em branco, desprovida de todos os caracteres, sem nenhuma ideia; como ela será suprida? De onde lhe provem este vasto estoque, que a ativa e ilimitada fantasia do homem pintou nela com uma variedade quase infinita? De onde apreende todos os materiais da razão e do conhecimento? A isso respondo, numa palavra: da experiência. Todo o nosso conhecimento está nela fundado, e dela deriva fundamentalmente o próprio conhecimento. Empregada tanto nos objetos sensíveis externos como nas operações internas de nossas mentes, que são por nos mesmas percebidas e refletidas, nossa observação supre nossos entendimentos com todos os materiais do pensamento. Dessas duas fontes de conhecimento jorram todas as nossas ideias, ou as que possivelmente teremos. 

1 comentários:

dida disse...

amei este texto realmente nossos pensamentos são muito importante somos tudo que quisermos ser pelo menos no nosso pensamento...

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