domingo, 20 de fevereiro de 2011

Resumo do pensamento de Augusto Comte



Auguste Comte
e o positivismo sociológico 
Animado desde a juventude com propósitos de “regeneração universal", sucessivamente pai oficial da sociologia, Auguste Comte (1798-1857) é o autor do Curso de filosofia positiva (1830-1842, em seis volumes). E é aqui que ele formula sua famosa lei dos três estágios, segundo a qual a humanidade, assim como a psique dos indivíduos particulares, passa por três estágios:
  1. estágio teológico;
  2. estágio metafísico;
  3. estágio positivo.
No estágio teológico os fenómenos são interpretados como “produtos da ação direta e contínua de agentes sobrenaturais, mais ou menos numerosos"; no estágio metafísico são explicados com referência a essências, ideias, forças abstratas como a "simpatia", a “alma vegetativa" etc.; no estágio positivo o homem procura descobrir, "com o uso bem combinado do raciocínio e da observação", as leis efetivas “de sucessão e de semelhança" que presidem ao acontecimento dos fenômenos.
O objetivo da ciência - escreve Comte - é a pesquisa das leis, e isso por causa do fato de que “apenas o conhecimento das leis dos fenômenos [ ... ] pode evidentemente levar-nos na vida ativa a modificá-los para nossa vantagem". Ciência, de onde previsão; previsão, de onde acão. Na esteira de Bacon e de Descartes, Comte afirma que será a ciência que fornecera ao homem o domínio sobre a natureza. Por conseguinte, é indispensável conhecer sociedades. Eis, então, que Comte propõe a ciência da sociedade, a sociologia, como física social, que tem como tarefa a descoberta das leis que guiam os fenômenos sociais, assim como a física estabelece as leis dos fenômenos físicos; e faz isso por meio de observações e comparações. A física social ou sociologia divide-se em estática social e dinâmica social.
 A estática social estuda as condições comuns que permitem a existência das diversas sociedades no tempo: a sociabilidade fundamental do homem, a família, a divisão do trabalho e a cooperação nos esforços etc. A lei fundamental da estática social e a da ligação entre os diversos aspectos da vida social (político, econômico, cultural etc.). A dinâmica social compreende o estudo das leis de desenvolvimento da sociedade. A lei fundamental da dinâmica social e dos três estágios. E eis um exemplo de aplicação desta lei: o feudalismo  estágio teológico; a revolução (que começa com a reforma protestante e termina com a revolução francesa) e estágio metafísico; a sociedade industrial e estágio positivo.
 Entre as ciências, a sociologia é a mais complexa, uma vez que - na hierarquia estabelecida por Comte e que quer ser uma ordem lógica, histórica e pedagógica - pressupõe a biologia, a qual pressupõe a química, que, por sua vez, pressupõe a física. Nesta perspectiva, a filosofia deve "determinar exatamente o espírito de cada ciência, descobrir suas relações, reassumir, se possível, todos os seus princípios próprios em número mínimo de princípios comuns, conforme o método positivo".
 A regeneração da sociedade - que, sobre a base do conhecimento das leis sociais, Comte propõe no Sistema de política positiva (1851-1854) - assume as formas de uma religião, onde a Deus se substitui a humanidade, ao amor de Deus o da humanidade. Humanidade que é conjunto de todos os homens vivos, dos mortos e dos que devem ainda nascer. Os indivíduos se regeneram, dentro da humanidade, como as células de um organismo. Os indivíduos são o produto da humanidade: esta deve ser venerada como outrora o eram os deuses pagãos. E, fascinado pelo universalismo do catolicismo, Comte propõe sua religião da humanidade como copia da ordem da Igreja católica: com dogmas (filosofia positiva, leis científicas), batismo secular, crisma secular etc.; com templos leigos (institutos científicos) e um papa positivo que vigiará o desenvolvimento da industria e a utilização prática das descobertas. Haverá nomes novos para os meses e para os dias. A mulher é considerada o anjo da guarda positivo.

12 comentários:

Anônimo disse...

este pequeno resumo de Comte esta excelente, vc esta de parabens.

fábio disse...

hum muito bom esse resumo
conte um dos mais grandes filosofos e realmente interesante

Anônimo disse...

Me ajudou muito esse resumo cara ! Valeu mesmo !

Anônimo disse...

muito bom esse resumo...

Anônimo disse...

Achei seu resumo bem enxuto, o que para um resumo é bom. Facilita bastante. Só vou lhe recomendar que, nas próximas postagens desse tipo, faça referência às fontes consultadas, o que dá o devido crédito à estas e também ao seu trabalho. Ok?

Anônimo disse...

Gostei, pra mim, serviu muito!

Anônimo disse...

achei uma merda!

Stéfany Duarte disse...

Muito bom o seu resumo, bem sucinto!

Unknown disse...

obg me ajudo muito

Anônimo disse...

onde eu encontro os seis volumes do livro curso de filosofia positiva?

Anônimo disse...

Muito bom seu resumo, pude ter um melhor entendimento sobre Comte através dele. Parabéns!

Anônimo disse...

Porque tu é burro. Vai estudar.

Postar um comentário

 

Filosofia Design by Insight © 2009